quarta-feira, 8 de junho de 2011

Perguntas frequentes sobre imunização infantil

Tudo bem para o meu bebê se ele tomar várias vacinas no mesmo dia?
Sim. Estudos mostram que as crianças aguentam várias doses de vacinas ao mesmo tempo. Tomar várias vacinas de uma só vez é seguro, até mesmo para um recém-nascido. As vacinas combinadas protegem o seu filho contra mais de uma doença, com a vantagem de uma única injeção. Não é imaginação sua: existe hoje um número bem maior de vacinas do que há poucos anos atrás. Isso acontece porque enquanto a ciência avança, é possível proteger o seu filho de ainda mais doenças do que éramos capazes em tempos não tão distantes.


Os lactentes possuem imunidade natural ?
Bebês adquirem uma imunidade temporária da mãe durante as últimas semanas de gestação - mas apenas contra as doenças que a mãe é imune. Esses anticorpos maternos, entretanto, não duram muito tempo, deixando o lactente vulnerável às doenças à medida que vai crescendo.

Eu ouvi que algumas vacinas podem causar autismo. Isso é verdade?
Não. Estudos científicos não encontraram qualquer relação entre vacinas e autismo.

Eu posso esperar até o meu filho ir para a escola para imunizá-lo?
Não. Muitas das doenças que podem ser protegidas por vacina são extremamente perigosas para os lactentes. Recém-nascidos, bebês e crianças podem ser expostos a doenças na simples convivência com familiares, amiguinhos, nos meios de transporte ou até na mercearia. Não espere para proteger o seu bebê quando ele necessita de proteção agora.

Meu filho está no momento doente. Ele pode continuar tomando as doses de vacinas programadas?
Em caso de doenças brandas - como resfriado, dor de ouvido, febre baixa ou diarréia - sim. Converse com o seu médico antes para se certificar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário