terça-feira, 12 de abril de 2011

O IDEAL PARA SEU BEBÊ.

ORIENTAÇÕES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE 

Atualmente que o período ideal para a introdução de alimentos complementares é após o sexto mês de vida, já que antes desse período o leite materno é 
capaz de suprir todas as necessidades nutricionais da criança. Além disso, no sexto mês de vida a criança já tem desenvolvidos os reflexos necessários para a deglutição, como o reflexo lingual, já manifesta excitação à visão do alimento, já sustenta a cabeça, facilitando a alimentação oferecida por colher, e tem-se o início da erupção dos primeiros dentes, o que facilita na mastigação. A partir do sexto mês a criança desenvolve ainda mais o paladar e, conseqüentemente, começa a estabelecer preferências alimentares, processo que a acompanha até a vida adulta. 
O sucesso da alimentação complementar depende de muita paciência, afeto e suporte por parte da mãe e de todos os cuidadores da criança. Toda a família deve ser estimulada a contribuir positivamente nessa fase. Se durante o aleitamento materno exclusivo(somente leite)a criança é mais intensamente ligada à mãe, a alimentação complementar permite maior interação do pai, dos avôs e avós, dos outros irmãos e familiares, situação em que não só a criança aprende a comer, mas também toda a família aprende a cuidar. Tal interação deve ser ainda mais valorizada em situações em que a mãe, por qualquer motivo, não é a principal provedora da alimentação à criança. 
A alimentação complementar deve prover suficientes quantidades de água, energia, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais, por meio de alimentos seguros, culturalmente aceitos, economicamente acessíveis e que sejam agradáveis à criança. A introdução de novos alimento deverá ser feito por esta ordem: sucos doces, alimentos doces, alimentos salgados, sucos azedos, alimentos azedos e alimentos amargos. 
Se for utilizar chupetas e mamadeiras utilize a de silicone e que tenham um dos lados achatados pois são os mais indiados para uma boa formação dos musculos faciais e do palato(cavidade superior da boca) e não corte o bico da mamadeira pois assim afetará a sucção necessaria para o desenvolvimento do bebê. 

CONSULTE UM NUTRICIONISTA!!! É O PROFISSIONAL MAIS INDICADO PARA ORIENTAR NA ALIMENTAÇÃO DA CRIANÇA

Nenhum comentário:

Postar um comentário